terça-feira, 17 de setembro de 2013



Brasileiros descobrem Bombinhas 
Na década de 50, a beleza de suas praias e a abundância da pesca despertaram a curiosidade de turistas, inicialmente dos municípios adjacentes, e posteriormente, de gaúchos e paranaenses. A partir da década de 70 verificou-se marcante aumento populacional, o que provocou profunda transformação na vida do balneário. 
A Emancipação 
Em 30 de março de 1992, foi oficializado o Município de Bombinhas, pela Lei Estadual no 8.558, publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, número 14.414 de 1º de abril de 1992, sendo eleito como primeiro prefeito, Manoel Marcílio dos Santos, popularmente conhecido como Maneca. 
O Desenvolvimento 
Em 1996, Bombinhas contabilizava 5.845 habitantes, ou seja, 166 pessoas por quilômetro quadrado. Já no ano de 2000 eram 8.700 habitantes, hoje ja estima-se uma população em torno de 20.000 habitantes, confirmando um crescimento acelerado. Esse aumento coloca Bombinhas na quarta posição, entre as cidades que mais cresceram nesse período em Santa Catarina. 
A População flutuante é de 100 a 150 mil habitantes (alguns que dizem chegar a 200 mil), durante os meses de dezembro a março, quando a cidade é invadida por veranistas e turistas.
Em Bombinhas, a administração pública e comunidade vêm realizando um trabalho conjunto de conscientização, visando o crescimento ordenado e um planejamento para o desenvolvimento correto do turismo, assim, são lançados diversos empreendimentos imobiliários sem comprometer a capacidade de suporte do município, a preservação da natureza privilegiada e a qualidade de vida dos habitantes e da população flutuante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário